RSS
 

Disciplinas

Hoje, trabalho com 7 disciplinas, inter-relacionadas, distribuídas nas quatro séries do curso, sendo elas:
  • Fundamentos em Sistemas de Informação – 1a Série
  • Banco de Dados I. – 2a Série
  • Análise e Projeto de Sistemas – 3 Série
  • Estágio Supervisionado em Sistemas de Informação I – 3a Série
  • Tópicos Especiais em Tecnologia da Computação – 4a Série
  • Gerencia de Projetos – 4a Série
  • Estágio Supervisionado em Sistemas de Informação II – 4a Série.

Em todas as disciplinas, tendo sempre demonstrar a sua aplicação prática na vida profissional.

A disciplina de Fundamentos em Sistemas de Informação tem o objetivo de introduzir ao aluno nos conceitos básicos, necessários para o desenvolvimento do curso. Para tanto, realizamos um “passeio” por todas as disciplinas com o intuito de nivelar a turma. Essas aulas acontecem nas quartas-feiras a partir das 21h10m.

Na 2a. Série trabalho com a disciplina de banco de dados I, que inicializa o aluno nas atividades de projeto de dados e desenvolvimento de banco de dados. Iniciamos o ano trabalhando com o modelo conceitual e desenvolvendo os primeiros diagramas entidade e relacionamento (DER), ao longo do ano, migramos para os modelos lógico e físico (SQL) Neste ano, estaremos utilizando as ferramentas BR Modelo, para mapeamento conceitual, e PostGreSQL para o modelo Físico. Para o mapeamento lógico ainda iremos decidir a ferramenta que será utilizada, aceito sugestões!! Essa disciplina tem continuidade na 3a. série com o Prof. William Pelissari, em Banco de Dados II.

A análise e projeto de sistemas é uma disciplina que me encanta, pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional que esta disciplina proporciona. A tarefa de análise e projeto de sistemas permite ao analista uma aquisição de conhecimentos nas mais diversas áreas, pois, para cada domínio de aplicação é realizado um estudo que permite identificar as regras de negócio, e assim, definir os requisitos pertinentes a cada sistema. Para o desenvolvimento desta disciplina, aprendemos sobre metodologias de desenvolvimento, abordando o UP (Processo Unificado) e falamos também de metodologias ágeis, abordando, principalmente o SCRUM. Para tanto, estudamos ainda a UML (Linguagem de Modelagem Unificada) com o intuito de diagramação.

Como apoio a disciplina de Análise e as demais disciplinas, realizamos o desenvolvimento de um projeto técnico de sistemas completo na 3a. série, através do Estágio Supervisionado em Sistemas de Informação I. O desenvolvimento deste estágio proporciona ao aluno a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso, até o momento. Para apoiar esta disciplina, trabalho em parceria com o Prof. Jaime William Dias, que também orienta os alunos no desenvolvimento do projeto técnico e na implementação do produto computacional.

A realização do estágio supervisionado na 4a série tem um maior grau de complexidade. Para este estágio, é possível que o aluno desenvolva um projeto técnico completo, com a documentação e implementação de um software completo. Ou também, é possível que o aluno desenvolva um projeto de pesquisa, no qual, ele poderá realizar uma pesquisa nas mais diversas áreas de informática. Para o desenvolvimento da pesquisa, é sempre necessário realizar uma implementação, como estudo de caso.

A disciplina de gerência de projetos visa disponibilizar para o aluno conhecimentos referentes as atividades de gerenciamento de projeto. Utilizamos o PMBOK como base para esta disciplina, mas também fazemos um passei por outras metodologias de gerencia, como o CMMI, ITIL, COBIT, etc.

Por fim, a disciplina de Tópicos, é um especial no qual podemos incluir assuntos emergentes ou complementares referentes a computação. Para este ano, estaremos tratando de Banco de Dados (Álgebra Relacional e Banco de Dados Orientado a Objetos) e Inteligência Artificial (Conceitos básicos e PROLOG).

Todas as aulas são presencias, mas estão disponíveis no ambiente moodle. Para acessá-lo, clique aqui (http://moodle.unipar.br/)

Leave a Reply